como esquecer um amor

Como esquecer um amor: 15 dicas infalíveis

Muitas pessoas passam por um momento inevitável em suas vidas, de não saber como esquecer um amor. Algumas delas encontram-se em um abismo que parece não ter fim e muito menos saída.

Mas será que é tão difícil assim esquecer alguém que ama? Como é que todo mundo consegue se curar desta “ressaca” amorosa, menos você?

Provavelmente é utilizado alguns artifícios para poder superar isto e buscar novos rumos no amor.

Então porque, mesmo as pessoas sabendo destes atalhos, elas ainda falham em conseguir esquecer um amor?

Se você deseja conhecer as respostas para sair desta situação, voltar a sorrir e seguir em frente, então continue lendo este artigo.

Aqui vamos falar sobre seguintes pontos:

li Por que é difícil esquecer um amor?

li Quais são os nossos maiores inimigos nessas horas?

li Como esquecer um amor – 15 dicas infalíveis para sair desta situação

Curtiu as coisas que iremos abordar? Então compartilhe esta publicação em seu círculo de amizades para poder ajudar outras pessoas, que estejam passando pelo mesmo momento que você, a superar isto e seguir em frente.

li Facebook (todo mundo usa)

li Twitter (mais rápido de visualizar)

li Google+ (os profissionais usam mais)

Por que é difícil esquecer um amor?

esquecer um amor

Lembrar é fácil para quem tem memória. Esquecer é difícil para quem tem coração.

William Shakespeare

A partir do momento que embarcamos em um relacionamento sério, queremos vivenciar as mais incríveis aventuras e nos entregar de corpo e alma a este amor. Palavras jamais poderão expressar o que foi esta jornada, o quão foi inesquecível e o quanto batalhamos para poder fazer dar certo.

No decorrer deste percurso criamos laços, dividimos coisas, compartilhamos gostos, fazemos planos e criamos o nosso próprio mundo. Este último, em muitos casos, é tão perfeito que parece um conto de fadas.

O amor é como uma viagem a navio, onde se traça um destino. E o término é a mesma viagem, só que é obrigada a mudar de rota. A viagem perfeita, assim como o amor perfeito, acaba mudando os planos inesperadamente. E não existe frustação maior do que quando algo que planejamos, e nos faz bem, acaba mudando drasticamente.

O fim de uma relação é como se fosse um luto

Segundo o texto Luto e Melancolia, de Freud, fala que quando uma relação chega ao seu término, além da pessoa se sentir culpada, ela encara aquilo como se fosse um luto.

Por nossa mente encarar as coisas dessa forma, faz com que a tarefa de como esquecer um amor seja ainda mais difícil. Pois, além de enterrar todo um sonho e planejamento conjugal, acaba associando o término a algo ainda mais trágico.

Medo de mudança

O ser humano não é muito suscetível a mudança, ele acaba sempre ficando acanhado ou preocupado. Ainda mais, quando é uma mudança repentina e não planejada.

A pessoa se acostumou por muito tempo a conviver e fazer coisas com o seu amor, e de repente se depara com a trágica notícia do término. A sensação é que além de não poder esquecer aquela pessoa, não conseguirá alguém melhor ou até mesmo semelhante ao ex-amor.

Quais são os nossos maiores inimigos nessas horas?

nossos maiores inimigos

Quando chegamos nesse momento, no qual não gostaríamos, surgem vários inimigos, os quais nos atormentam de uma forma desesperadora e geram inúmeras dúvidas de como esquecer um amor.

Mas, quem são esses inimigos? E o que eles fazem?

Mente vazia

Os psicólogos, da Universidade Harvard, Matthew Killingsworth e Daniel Gilbert fizeram uma pesquisa com um aplicativo para iPhone, onde acompanharam 2.250 pessoas e coletaram dados sobre pensamentos, sensações e ações. Os voluntários recebiam perguntas do tipo “o quanto felizes estão, o que estão fazendo no momento e se estão pensando sobre a atividade que estão realizando ou sobre qualquer outra coisa – e, neste caso, se é um pensamento agradável, neutro ou desagradável”.

A pesquisa mostrou que quando estamos produtivos (como conversando, se exercitando ou fazendo amor) é onde temos os momentos mais felizes e quando estamos usando o computador em casa, descansando ou trabalhando temos os momentos menos felizes.

Então, quando deixamos de fazer coisas que nos deixem felizes, estamos colaborando para o fortalecimento da dor de um término. Desta forma, fica o questionamento: “Como esquecer um amor com uma mente vazia?”

Minha mente se enche de fumaça, não me deixando ver as coisas boas em minha frente, justamente por ser distraída, inúmeras vezes, pela minha imaginação fértil que, em alguns casos, é meu pior inimigo.

Juliana Mandim

Pessimismo

Quando estamos tristes por um determinado acontecimento, como o fim de um namoro, em algumas vezes acreditamos que nada mais vai dar certo no âmbito amoroso. E temos certeza que vamos terminar sozinhos e que não teremos uma segunda chance no amor. E o pior, a sensação de que aquela pessoa era simplesmente a única nesta face da terra que servia para gente.

O pessimismo pode acabar se alastrando, consequentemente tirar qualquer perceptiva de melhora deste quadro de tristeza e tornar impossível saber como esquecer um amor.

Baixa autoestima

A baixa autoestima influencia em praticamente todos os campos da vida. A psicóloga Pamela Magalhães, especialista clínica e em relacionamentos, explica: “Uma pessoa sem autoestima não gosta dela mesma, por isso faz escolhas ruins para si. Nos relacionamentos amorosos, se envolve com pessoas que a tratam mal ou que não estão disponíveis. Nas relações pessoais, busca amigos que não agregam nada e somente ‘sugam’. No campo profissional, não consegue evoluir, pois não tem confiança no próprio potencial e nem coragem para tentar algo novo, melhor. Ao primeiro obstáculo, já desiste. E no meio escolar, tem tanto medo do que os outros vão pensar que tem vergonha de tirar suas dúvidas com o professor. Tudo envolve uma autossabotagem.”

Depressão

Na matéria publicada no Guia da Semana por Carolina Tavares em maio de 2007, a psicóloga Olga Inês Tessari explica que é natural, no início de uma perda, a pessoa querer se isolar para chorar sua dor e relembrar os bons momentos. “Antigamente, quando morria alguém, as pessoas ficavam de luto. Se você visse uma mulher vestida de preto e sozinha, sabia que era melhor deixá-la vivendo sua dor e isso passava com o tempo. É mais ou menos assim que funciona, a pessoa precisa de um tempo para se recompor”, conta.

As lágrimas são comuns até os primeiros 20 dias passados da perda. Se o fato se estender, começam a se manifestar os indícios da depressão, que se caracteriza pela perda de algo. A partir deste momento, é indicado uma ajuda profissional (psicológica e/ou psiquiátrica).

Como esquecer um amor – 15 dicas infalíveis para sair desta situação

como esquecer um amor

Vários fatores são determinantes para deixar a pessoa sofrendo por amor. Mas, a boa notícia é que tem muitos outros que levam a gente para o outro lado, que mostram uma luz no fim do túnel.

Como esquecer um amor? Preste bastante atenção à essas dicas:

1 – Converse, uma boa conversa pode melhorar o seu humor.

2 – Se exercite! A atividade física é uma ótima forma para liberar as endorfinas, substâncias que quando produzidas e liberadas no cérebro provocam a sensação de bem-estar.

3 – Faça coisas que te dão prazer! Elas não têm preço!

4 – Levante a sua autoestima, acredite em si! Você é uma pessoa única.

5 – Seja otimista! Pensamentos positivos atraem coisas boas!

6 – Não fique questionando o motivo do fim. O que passou, passou. Bola para frente!

7 – Evite temporariamente coisas que te lembrem a pessoa com quem você se relacionou.

8 – Evite também o contato com ela. Se você não está lidando muito bem com o término, então não é aconselhável a interação com o seu ex-amor.

9 – Conheça novas pessoas, sempre é bom aumentar o nosso círculo de amizades.

10 – Se descubra! Nada melhor do que a solteirice para se conhecer melhor.

11 – Faça coisas novas! Entre em um curso, faça uma atividade diferente ou qualquer outra coisa que agregue uma nova experiência.

12 – Não coloque prazos, viva naturalmente. As coisas irão acontecer no momento certo.

13 – Se cerque de pessoas que gostam de você. Elas farão de tudo para levantar o seu astral.

14 – Desabafe com os amigos mais próximos, um ombro amigo sempre é bom! Você pode também contratar nosso serviço, o Conselho Premium. Saiba mais>>

15 – Se ame! O primeiro amor da gente tem que ser o amor-próprio. Como iremos amar alguém, sem antes nos amarmos?!

Conclusão

brilhante jornada

Por mais difícil que seja não saber como esquecer um amor, não quer dizer que é algo impossível. Um time inteiro de problemas está disposto a te derrubar, você simplesmente vai se entregar?

Tente ser forte, sigas as nossas dicas. Já é um grande e determinante passo para poder superar este momento difícil e quem sabe o início de uma brilhante jornada?!

Se você gostou deixe um comentário abaixo e compartilhe essa publicação em seu círculo de amizades!

li Facebook (todo mundo usa)

li Twitter (mais rápido de visualizar)

li Google+ (os profissionais usam mais)


NOVIDADE: Você precisa de um conselho e tem pressa para uma resposta? Chegou o Conselho Premium, a sua dúvida amorosa respondida em até 72 horas. Saiba como >>
Vote neste conselho

Sou o conselheiro deste site e colunista do portal iG, uma pessoa que enxerga que o amor é a base para uma vida feliz e o alicerce para todas as outras coisas darem certo. Já errei muito na vida amorosa e com os erros vieram os acertos. E por isso, espero poder compartilhar as minhas opiniões, experiências e visões de mundo com você. Para, de alguma forma, poder te ajudar.

conselhos@conselhosamorosos.com.br

comentários
  • Conheci uma pessoa comprometida que na época tinha recém descoberto uma traição da esposa, e nos apaixonamos profundamente. Mas como era errado e a esposa dele acabou descobrindo, recomendei que ele tentasse se resolver no casamento e foi o que ele fez. Após 3 anos sem termos contato ele me procura, ainda apaixonado, e tudo o que eu havia trabalhado para esquecê-lo foi pelo ralo. Voltamos a nos falar, mas a esposa dele novamente descobriu sobre nós. Dessa vez não aconselhei ele a resolver o casamento, mas sim a refletir sobre a vida dele, que o fazia ficar num relacionamento infrutífero e sem amor, que o fazia me procurar mesmo após 3 anos separados. Ele disse que ia dar um tempo para si mesmo e que ia rever a vida dele, bem como o relacionamento. Não me fez promessas, mas disse que ia reavaliar a vida para tomar uma decisão. Agora ele está lá com ela e eu aqui na angústia de saber o que vai acontecer. Não sei, mas prefiro pensar que ele vai mesmo é ficar com ela e me deixar de lado, afinal ele tem um filho com ela de 8 anos, e não tem como eu “concorrer” com isso. Estou quebrada, dolorida, pois foi ontem isso. Dei esse tempo pra ele se resolver, mas honestamente estou pensando em esquecê-lo mesmo e pensar que ele vai escolher a mulher dele. Preciso esquecer ele… Preciso…

     
    10 de fevereiro de 2018
  • Eu conheci um rapaz há 26 anos atrás foi amor a primeira vista ficamos umas meses depois ele casou com outra daí então eu fiquei desesperada sofre muito e comecei um relacionamento com outra homem com o qual tive 2 dois vive 10 anos com esse homem mais nunca esquece o meu ex sempre que o via ficava abalada. O sentimento de amor por o ex minha sufocou terminei separando e fiquei com o meu ex mesmo ele casado com a outra ficamos por mais de 1 ano só que amo ele de mais . Terminamos novamente e eu arrumei outro esposo com o qual tive duas filhas lindas já se passaram 11 anos mais nunca esquece o meu ex todos os segundos da minha vida penso nele tanto que pra mim o melhor momento da minha vida é quando
    Estou dormindo

     
    21 de dezembro de 2017
  • Eu tb estou passando pela mesma coisa, mas tem algumas diferencas pois eu e ele so ficavamos. Nos moramos muito longe um do outro e por isso eu acho que nao tivemos nada serio, mas eu queria muuuuuito, ele namora agora e esse relacionamento comecou nao tinha nem um mes que eu tinha voltado pra aonde eu moro, quero esquecer ele porem esta muito dificil.

     
    21 de novembro de 2017
  • Eu estou passando por isso desde 20 de junho, me abalei com o fim do meu relacionamento, eu estou lutando contra meu coraçao mesmo ele tentando toda hora botar a pessoa “amada” no meu pensamento, hoje me peguei chorando olhando filme de romace e imaginando como poderia ter cido diferente, mais ja to conformado que nao tem como volta. Eu estou tentando melhorar sair pra festas e tal mais sempre que bebo me pego querendo ir atras, mais nao vou desistir de me acostumar com o ocorrido. Obrigado pela atençao e que nao tenho muita gente pra falar sobre isso.

     
    18 de novembro de 2017
  • Oi eu preciso da vossa ajuda, eu tive meu primeiro namorado em 2016 e ele nos nos davamos bem no inicio nos conversavamos normalmente etc.. Mas depois vieram as brigas etc dai ele terminou, depois de algumas horas ele me pediu para voltar eu o ignorei por +/- um mês dai eu voltei para ele mas quando voltei ele ja não gostava tanto de mim como antigamente nos discutíamos muito ele ja não se importava comigo não mandava mensagens nem nada dai eu terminei e depois disso ele me bloqueou nas redes sociais e um dia a gente se esbarrou n rua e ele perguntou se eu tinha namorado, me convidou p sair e falou q iia ligar e daii a bobinha aqui ficou iludida passou um mês e ele não ligou dai eu cometi o maior erra da nha vida e liguei para ele mas ele nem se deu ao trabalho de retornar a minha chamada simplesmente ignorou eu ainda gosto muito dele sono com ele e acordo chorando… Se eu tenho pretendentes ahh sim tenho mas ignoro-os eu não consigo ficar com + nenhum homem só tenho olhos para ele o que faço? É normal eu sentir esse sentimento e essa dor ate hoje?

     
    17 de julho de 2017
    • OI TAAHIRA BOA TARDE! TAMBÉM TENHO OS MESMOS SINTOMAS QUE VOCÊ, DURMO SONHO COM ELE ACORDO CHORANDO. MAS MINHA FLOR LEMBRE-SE VOCÊ VALE MAIS DO QUE ELE. DIFÍCIL É MAS VC TEM QUE COLOCAR NA SUA MENTE QUE NÃO VALE A PENA SOFRER POR QUEM TA VIVENDO E SORRINDO. COM CERTEZA VOCÊ TEM QUALIDADES E VAI APARECER ALGUÉM MUITO MELHOR QUE ELE. SE DER UMA OPORTUNIDADE DE RECOMEÇAR TENTA CONHEÇER OUTRO RAPAZ ,FAÇA NOVOS AMIGOS, SAIA PRA NOVOS LUGARES. NÃO SE PERMITA FICAR COM A MENTE VAGA. ESPERO QUE FIQUE BEM FLOR UM ABRAÇO

       
      19 de agosto de 2017

Deixe um comentário