arriscar a amizade

Estou em dúvida se devo arriscar a amizade para tentar algo a mais

Pergunta: Em 2014, ao final do ensino médio, eu era afim de um rapaz de outra sala, chamado Daniel. Nos conhecemos durante o intervalo, ele estava com outro amigo, chamado Gabriel. Acabei me aproximando do Gabriel para ter amigos em comum, também porque ele era legal, e estava começando a se apaixonar por uma menina da sala dele.

Assim o ano de 2014 foi passando, me formei no ensino médio e saí da escola, e eles continuaram (estavam no 2º). Acabei descobrindo que o garoto de quem eu gostava era um frouxo, idiota, e deixei para lá de vez. Continuei amiga do Gabriel, ainda nos víamos de vez em quando, conversávamos bastante pelo WhatsApp. Ele estava definitivamente apaixonado ainda pela mesma menina, fazia muito por ela, mandava flores, chamava para sair, e ela ficava dando esperanças e só queria se aproveitar da bondade dele. Quando soube que ela fazia isso, fiquei muito chateada, porque ele não merecia, sendo uma pessoa tão sensível, amorosa e dedicada como é. Chorei o dia inteiro e contei para ele, percebi o quanto o amava e queria protegê-lo, porém acreditava que fosse de uma forma fraternal. Isso foi lá por setembro de 2015, e as coisas começaram a mudar.

Ficamos ainda mais próximos, de contar tudo para o outro, ficar até de madrugada conversando, as indiretas aumentaram em enormes proporções. Ele começou a querer me fazer ciúmes, perguntar quase sempre se eu estava apaixonada por ele, perguntar dos caras de quem eu era afim e se eu tinha beijado alguém da faculdade.

No começo de 2016, estávamos há uns dois meses sem nos vermos, e ele ia passar na minha casa só para pegar algo emprestado. Como eu só ia sair para entregar e voltar, não passei maquiagem, fui de camiseta larga, short e chinelo, roupa de usar em casa. Quando ele me viu, ficou bem estranho, meio nervoso, e na hora de ir embora, se despediu com abraço demorado (sempre nos abraçamos por um bom tempo), mas ficou lá “plantado” como se não quisesse sair dali.

Mais tarde, me mandou mensagem dizendo que eu estava diferente, de um jeito melhor, que ainda sem me arrumar eu parecia poderosa. E que tinha reparado na minha feminilidade, tinha visto que além de amiga dele sou mulher, e que me achou sexy com roupa de ficar em casa. Passou uns dias, as conversas ficaram tensas e ele dizendo “Sabe, tenho pensado ultimamente, a gente está mais para…” e sem completar as frases ou desviava do assunto.

Eu assumi o quanto gostava dele, e ele resolveu dizer que não queria que me apegasse como mais que uma amiga, mas que isso também não era um fora. O que acontece é que um pouco antes uma garota tinha dito que era apaixonada por ele, e ele ficou fascinado, porque nunca acreditou que alguém pudesse se apaixonar por ele. Então, estava tentando se apegar à menina, já que ela gosta dele. Minha amiga diz que acha que ele tem medo de me perder um dia colocando nossa amizade assim em risco, então que ele tenta criar sentimento por outra para evitar.

Não entendo se ele realmente não quer que saía da amizade ou se é só por medo ou algo assim, porque seria meio sem propósito ele vir tentar me fazer ciúmes, perguntar sempre se fico com alguém. E há pouco tempo, teve uma espécie de “DR” comigo?! Afinal, o que fazer? Agradeço desde já a ajuda!

Ana, 18 anos.


Resposta: Vocês estão passando pela linha tênue entre amizade e atração. Neste momento tem que ter uma atenção redobrada e muito cuidado, pois qualquer deslize pode jogar tudo a perder.

Muitas vezes, em uma amizade entre homem e mulher pode haver dificuldade em separar as coisas. Assim, uma amizade duradoura pode ir pelo ralo, porque os amigos acabaram misturando os sentimentos.

Mas, tem o outro lado! Grandes histórias de amor nasceram de uma amizade. Afinal de contas, a pessoa que escolhemos para estar ao nosso lado acaba virando uma grande amiga.

Então, acredito que você deva analisar o que é melhor para esta relação. Se preferir manter a amizade, pode sempre existir um arrependimento de não ter tentando algo a mais. Assim como, se optar por avançar, tem que ter o cuidado para não acabar se decepcionando, pois ele pode ter apenas uma atração física por você. A vida sempre coloca decisões difíceis para serem tomadas, entretanto é isto que nos fortalecem.

 

NOVIDADE: Você precisa de um conselho e tem pressa para uma resposta? Chegou o Conselho Premium, a sua dúvida amorosa respondida em até 72 horas. Saiba como >>
Vote neste conselho

Sou o conselheiro deste site e colunista do portal iG, uma pessoa que enxerga que o amor é a base para uma vida feliz e o alicerce para todas as outras coisas darem certo. Já errei muito na vida amorosa e com os erros vieram os acertos. E por isso, espero poder compartilhar as minhas opiniões, experiências e visões de mundo com você. Para, de alguma forma, poder te ajudar.

conselhos@conselhosamorosos.com.br

comentários
  • Ana, se ele disse que não quer arriscar para não perder a amizade, ele já relatou a vc o que pensa, acho que deveria parar de criar expectativas e inclusive tentar imaginar o que ele realmente pensa. Olha uma coisa eu aprendi: homem quando quer move o mundo para ter e conquistar a mulher que deseja, ele não impõe barreiras. Acho que ele pode sim está atraído por vc, mas nada mais que isso.

     
    29 de julho de 2016
  • Ana, boa noite! Existem amizades que sempre serão amizades, mas tbm existem algumas q se iniciam de uma maneira diferente, as vezes nós q demoramos para perceber…Tem amigos q são amigos, nunca cogitarao em ultrapassar a linha da amizade, já tem outros q ficam esperando vc dar algum sinal de liberdade para dar o bote (lobos maus, cuidado).
    Mas no seu caso, se vcs se gostam mesmo e se evitarem ficar juntos, vão ser amigos q se gostam…, mesmo se ficarem com outras pessoas vão continuar se gostando…então… em vez de dar este rodeio todo …pq não conversam sobre seus sentimentos…bom não sei se meu conselho vai ser bom, pq perdi um amigo assim…mas acho q se ele realmente gostasse de mim mesmo q fosse só como amiga, teria mais consideração… acho q ele só queria ficar comigo e qdo percebeu q estava apaixonada…passou a me ignorar…. mas amigos de verdade e com boas intenções não fazem isso.
    Boa sorte!!!

     
    16 de maio de 2016

Deixe um comentário